
A Prefeitura de Macapá ampliou a oferta de vacinação contra a Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A medida, alinhada ao cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), busca prevenir casos graves de síndromes respiratórias e facilitar o acesso da população à imunização.
Com a atualização, passam a integrar o público-alvo da campanha: puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e professores da educação básica e superior. Também foram incluídas forças de segurança e salvamento, forças armadas e pessoas com deficiência permanente.
O rol de grupos prioritários contempla ainda caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, servidores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas também estão autorizados a receber a vacina.
A diretora da UBS Perpétuo Socorro, Suely Baraúna, reforça que a expansão da campanha é essencial diante da chegada do inverno amazônico, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias.
“Ampliar o acesso à imunização reforça nosso compromisso com a saúde pública. A proteção contra a gripe é essencial para evitar agravamentos e manter a população mais segura. Orientamos todas as pessoas contempladas a procurar uma unidade de saúde mais próxima e atualizar sua imunização”, destacou.
A Prefeitura orienta que todas as pessoas contempladas procurem a UBS mais próxima para garantir a imunização e reforçar a proteção individual e coletiva contra a gripe.



