
Com foco na promoção de alto cuidado e acesso a informação
Nesta quarta-feira (8), às 9h, no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na Zona Norte da capital, ocorreu ação especial em alusão ao outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero.
As participantes tiveram acesso a atendimento multiprofissional, com serviços médicos, psicológicos e nutricionais, além de vacinação, promovendo cuidado integral à saúde da mulher, um dos palestrantes, Dr. Marcelo Moura, medico presidente da sociedade Brasileira de mastologista em Macapá, alerta para a importância do diagnóstico precoce.

“Outubro é o mês ideal para falarmos sobre o câncer de mama porque mundialmente ele é dedicado a conscientização e o diagnóstico precoce para esta doença que tem cura, desde que seja diagnosticado o mais cedo possível”, afirmou.
A ação é voltada para as gestantes de alto risco que integram o grupo Gestar e Amar, iniciativa permanente da Prefeitura de Macapá voltada ao acompanhamento de gestantes da rede municipal. O projeto oferece rodas de conversa, atendimentos especializados e atividades educativas sobre saúde, bem-estar e maternidade, fortalecendo o vínculo entre as futuras mães e os serviços de atenção básica, como no caso de Joice figueira, mãe de terceira viagem, mas que está participando pela primeira vez de um acompanhamento como este.

“Eu tô muito feliz, é a primeira vez que eu venho aqui. É a primeira vez que participo de uma palestra assim, espero ter muito conhecimento sobre essas coisas”, relatou.
Os encontros ocorrerão toda semana durante o mês de outubro e com as atividades, é reforçada a importância da informação, do autocuidado e da prevenção, garantindo que as mulheres recebam atenção e acolhimento em um momento especial de suas vidas.



