Prefeitura de Macapá realiza primeira edição do Mobiliza Macapá com serviços gratuitos no Habitacional Miracema
Moradores do Habitacional Miracema tiveram uma manhã de cidadania neste sábado (25).
A Prefeitura de Macapá realizou neste sábado (25) a primeira edição do Mobiliza Macapá 2025, uma ação que levou serviços gratuitos de diversas áreas para os moradores do local. O evento aconteceu na Creche Marinei Uchôa, das 8h às 12h, reunindo atendimentos de saúde, empreendedorismo, lazer e assistência social.
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população, especialmente de trabalhadores e famílias que enfrentam dificuldades para buscar atendimento durante a semana.
“A gente pensou naquelas pessoas, trabalhadoras, donas de casa, mães de família — que, por algum motivo, não conseguem acessar os serviços da Prefeitura durante a semana. Então, decidimos levar todos os serviços para o final de semana, diretamente aos residenciais. E está sendo um sucesso”, destacou Rayssa Furlan, secretária municipal de Mobilização e Participação Popular.
A secretária explicou que o Mobiliza Macapá será realizado mensalmente, inicialmente nos conjuntos habitacionais, e depois expandido para outros bairros da capital.
Serviços ofertados
Durante o evento, a população teve acesso a vacinas, testes rápidos, atendimentos médicos e psicológicos, coleta laboratorial e serviços veterinários. Na área da cidadania, foram oferecidos CadÚnico, tarifa social, carteira do idoso, orientação jurídica, IPTU, alvarás e cadastro para o programa Casamento na Comunidade 2026.
No eixo de esporte e lazer, a programação incluiu jogos, pintura facial, distribuição do “Macapágoods” e o CityTour Panorâmico. Já o setor de empreendedorismo contou com emissão de MEI e CNPJ, oficinas, cursos gratuitos e feira da agricultura familiar.
Para a moradora do Conjunto Miracema, Danubia Lacerda, ações como essa são de grande importância para a comunidade.
“Essa ação da prefeitura é de suma importância para o Habitacional Miracema pela necessidade que temos de atendimento médico, odontológico e de outras secretarias. Quero agradecer ao prefeito e à primeira-dama pela iniciativa, e que essas ações continuem acontecendo aqui”, afirmou.
“Eu já fiz meu exame, já recebi remédios. Para mim, foi muito proveitoso”, contou José Trindade, também morador do habitacional.
Espaço para o empreendedorismo local
O evento também abriu espaço para empreendedores da cidade exporem seus produtos e fortalecerem seus negócios.
“Eu fiz um curso de cosmético vegano e introduzi nos nossos produtos os bioativos da Amazônia. Trabalhamos com óleos e manteigas amazônicas. Nossos cosméticos são livres de lauril, petrolatos e parabenos, e também não são testados em animais”, explicou Janaina Leite, proprietária da marca Do Norte Cosméticos Veganos.
Ela destacou a importância de participar de uma feira que valoriza os produtos locais e promove inclusão.
“Por eu ser uma pessoa que vive com deficiência, ganho visibilidade e me sinto importante em participar de um evento como esse”, completou.
Próximas edições
De acordo com a Prefeitura de Macapá, a proposta é que o Mobiliza Macapá se torne uma ação permanente, promovendo um ambiente mais acessível e acolhedor, e garantindo que todos os cidadãos possam usufruir dos serviços públicos de forma igualitária.



