Esporte

À CNN, Garry Kasparov abre o jogo sobre xadrez, política, IA e até futebol

Garry Kasparov é um dos maiores nomes da história do xadrez. Campeão mundial entre 1985 e 2000, o ex-atleta sempre teve opiniões controversas, lutou contra as políticas de federações e, após sua aposentadoria, se tornou uma voz importante no cenário político, não apenas da Rússia, mas do mundo.

O enxadrista aposentado também foi um dos pioneiros na implementação da Inteligência Artificial no xadrez, especialmente com suas exibições amistosas contra os supercomputadores. Se o esporte intelectual mudou para o lado contemporâneo, passou muito pelos experimentos do russo.

Kasparov esteve no Brasil para prestigiar o Grand Chess Tour, um dos torneios mais importantes da temporada que tem a assinatura do campeão mundial desde sua concepção, e concedeu uma entrevista exclusiva à CNN Brasil.

No papo, a lenda do xadrez abriu um pouco da sua vida — no tabuleiro ou não.

Ficha técnica

  • Nome: Garry Kímovich Kasparov, nascido como Garry Kimovich Weinstein
  • Idade: 62 anos (13 de abril de 1963, em Baku, União Soviética)
  • Profissão: ex-jogador de xadrez e ativista político

A entrevista exclusiva da CNN com Garry Kasparov

Grand Chess Tour e a nova geração do xadrez

“A ideia foi baseada em ter um circuito internacional que não esteja envolvido nas políticas da FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Eventualmente, conseguimos ter sucesso nisso tudo, graças ao grande doador de Saint Louis e depois que fizemos uma turnê na Europa, ganhamos o apoio da Superbet na Romênia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo