Sindicato convoca greve de agentes comunitários de saúde e de endemias contra medidas da gestão interina em Macapá
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do Amapá (SINDAESF-AP) convocou os trabalhadores da categoria para um ato de greve na próxima segunda-feira (29), às 8h, em frente à Prefeitura de Macapá.
Segundo o sindicato, a mobilização é motivada por medidas adotadas pela gestão do prefeito interino de Macapá, Pedro DaLua, que teriam resultado na retirada de direitos dos servidores. Entre as reclamações da categoria estão a suspensão do pagamento do abono permanência e denúncias de demissões de profissionais vinculados à Estratégia Saúde da Família (ESF).
Em nota divulgada aos trabalhadores, o presidente do SINDAESF, Jó Pereira Ferreira, afirmou que servidores estão sofrendo prejuízos em seus contracheques e convocou a categoria para a paralisação. O dirigente também destacou preocupação com as demissões registradas na área da saúde e defendeu a mobilização como forma de pressionar o poder público a rever as medidas adotadas.
“O trabalhador está sofrendo com direitos retirados de seus contracheques, como o abono permanência, além das demissões em massa da ESF. Hoje são nossos companheiros, amanhã podemos ser nós”, diz trecho da nota.
A concentração dos manifestantes está marcada para as 8h, em frente ao prédio da Prefeitura de Macapá. A expectativa do sindicato é reunir agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e demais servidores que apoiam as reivindicações do movimento.
A entidade afirma que a greve tem como objetivo cobrar da gestão interina respostas às demandas da categoria e a revisão das medidas consideradas prejudiciais aos trabalhadores.



